Pare de encontrar sua identidade em Cristo

Jared Victor
13 min readJul 30, 2024

--

Sobre as implicações ocultas de uma frase antibíblica

A identidade está em toda parte — de crises de identidade a políticas de identidade e identidade sexual — o termo está, sem dúvida, desfrutando de uma popularidade sem precedentes.

Mas a identidade não é popular apenas em círculos seculares. Na verdade, os cristãos estão liderando o caminho. Em 2010, John MacArthur escreveu Slave: The Hidden Truth About Your Identity in Christ . [1]

Em 2013, Mark Driscoll publicou Who Do You Think You Are? Finding Your True Identity in Christ . [2] Em 2015, até mesmo TD Jakes entrou na onda da identidade, publicando Identity: Discover Who You Are and Live a Life of Purpose . [3] Se MacArthur, Driscoll e Jakes estão todos escrevendo sobre isso, deve estar tudo bem, certo?

A categoria de “identidade em Cristo” é tão onipresente que parece o antídoto universal para toda luta cristã. Você luta contra o pecado sexual? Identidade em Cristo é a solução. Você está buscando satisfação em um cônjuge? “Encontre sua identidade em Cristo”, alguém lhe dirá. Você está excessivamente focado em agradar as pessoas? Sua identidade em Cristo é a solução.

E se você começar a prestar atenção, notará que o uso cristão de “identidade” é quase sempre precedido pelo verbo encontrar. Muitos, se não a maioria, dos testemunhos batismais que ouvi nos últimos anos envolvem alguma forma de, “Eu costumava encontrar minha identidade em [x], agora encontro minha identidade em Cristo.” Talvez seja uma conquista acadêmica, uma carreira, um namorado/namorada ou realizações atléticas, mas seja lá o que eles signifiquem, não é muito diferente do recente hit de Lauren Daigle, You Say, onde ela diz a Deus, “Em Ti encontro meu valor, em Ti encontro minha identidade.” [4]

Uma descoberta impressionante

Mas o estudante de história que busca os vastos tesouros do pensamento cristão logo faz uma descoberta impressionante: Acontece que a linguagem da “identidade em Cristo” não é apenas estranha às páginas das Escrituras, mas também a quase 2.000 anos de reflexão cristã. Buscar as palavras “identidade em Cristo” em todas as obras publicadas desde a Reforma revela imediatamente que tal linguagem é quase exclusivamente um fenômeno do final do século XX. [5] Isso é verdade quer você busque em inglês ou em alemão, que era a linguagem teológica dominante do século XIX. [6]

Gráfico 1: Prevalência da linguagem “Identidade em Cristo” na Literatura Publicada 1500–2000 [7]

Você pode pesquisar o corpus do pensamento cristão ao longo dos tempos: de Agostinho a Calvino e Bavinck sem nunca encontrá-los usando a frase “identidade em Cristo”. Não temos registro de Spurgeon exortando seus ouvintes a “encontrar sua identidade em Cristo”. Nunca lemos sobre Lutero compartilhando durante o jantar que ele costumava encontrar sua identidade sendo um monge, mas agora a encontrou em Cristo. Até onde podemos dizer, John Owen nunca postulou que o término da vida cristã era “identidade em Cristo”. Mas quando você restringe sua pesquisa à segunda metade do século XX, descobre que a linguagem de “identidade em Cristo”, que começou nas décadas de 1970 e 80, explodiu rapidamente na década de 2000.

Gráfico 2: Prevalência de “Identidade em Cristo” na Literatura Publicada 1960–2019

Outra maneira de fazer esse mesmo ponto é mostrar os resultados de uma busca curinga (“identidade * Cristo”), onde várias maneiras de falar de identidade em relação a Cristo podem ser observadas ao longo dos últimos dois séculos, mas somente na década de 2000 “identidade em Cristo” superou rapidamente todas as outras.

Gráfico 3: Resultados da busca curinga por “Identidade * Cristo”, 1800–2019

Talvez mais revelador, o gráfico abaixo indica que a explosão da linguagem de “identidade em Cristo” se correlaciona claramente com a crescente popularidade da “identidade” na sociedade em geral.

Gráfico 4: Prevalência de “Identidade” na Literatura Publicada 1960–2019

Embora esteja além do escopo deste artigo especular sobre a ascensão da “identidade” em geral, [8] vale a pena considerar que o termo “crise de identidade” só foi registrado pela primeira vez em 1953, [9] e “política de identidade” em 1987. [10] Então, de onde veio a linguagem de “identidade em Cristo”? E como a “identidade” se infiltrou tão rapidamente na linguagem cristã?

Identificando a identidade

Além de algumas referências do místico trapista Thomas Merton, na década de 1950, [11] e um único sermão de John Stott sobre Gálatas 2:20, [12] a linguagem da “identidade em Cristo” explodiu na década de 1980, particularmente quando os cristãos começaram a tomar emprestado esse termo emergente da psicologia secular. Em seu livro de 1984, Biblical Concepts for Christian Counseling: A Case for Integrating Psychology and Theology, William T. Kirwan defende que a identidade cristã deve ser encontrada “em Cristo”. [13] Grande parte do livro (cerca de dois terços) é dedicada ao tópico “A Perda e Restauração da Identidade Pessoal”, combinando a teologia cristã com a psicologia secular de autoestima em rápido crescimento. “Autoidentidade”, escreve Kirwan, “é basicamente a resposta de cada pessoa à pergunta ‘Quem sou eu?’” (Cap. 4). “O amor preenche nossa necessidade básica de autoestima. A autoestima, assim como a autoimagem, é um dos componentes básicos da identidade humana. Uma autoimagem positiva e autoestima vêm, em última análise, de um senso subjacente de que alguém tem valor e valor… Autoimagem é o componente cognitivo da identidade, um conhecimento intelectual de quem alguém é… Autoestima é o componente emocional da identidade.” (Cap. 4). De onde vem essa linguagem de autoestima? Da pesquisa de Nathaniel Branden sobre autoestima em seu livro de 1969, “The Psychology of Self-Esteem,” [14] que Kirwan cita com aprovação, escrevendo, “Não há julgamento de valor mais importante para o homem — nenhum fator mais decisivo em seu desenvolvimento psicológico e motivação — do que a estimativa que ele passa sobre si mesmo.”

Embora “identidade” possa ter sido inicialmente contrabandeada para o vocabulário cristão como uma adaptação cristianizada da literatura de “autoestima”, suas implicações não intencionais alcançam muito e amplamente. No restante deste artigo, quero oferecer três advertências contra a inserção descuidada de “identidade” no vocabulário cristão e oferecer quatro antídotos em vez disso.

Perigos de falar sobre identidade em Cristo

Minando realidades biológicas e vocações legítimas.

Um dos perigos da “identidade” é colocar o corpo contra o eu. Como os gnósticos de antigamente, estudiosos críticos modernos como Simone de Beauvoir veem o corpo como “algo a ser superado” por meio da tecnologia, em vez de algo bom e dado por Deus para ser abraçado.

Em contraste, o cristianismo sempre ofereceu um meio termo entre absolutizar o corpo e dispensar o corpo. Por um lado, Gálatas 3:27–28 relativiza nossa situação neste mundo como menos importante do que nossa união com Cristo (“Vocês são todos um em Cristo”). Por outro lado, 1 Coríntios 7:17 ensina que cada pessoa recebe um lugar específico para viver, um gênero e um conjunto de circunstâncias de vida para administrar fielmente em vez de fugir: “cada um viva conforme o Senhor lhe designou”.

Como “identidade” tende a ser usada como uma categoria vazia, ela coloca um prêmio na escolha através da negação de outras identidades como homem, irmão, pai e filho. Assim, “identidade em Cristo” é frequentemente usada para minar erroneamente chamados bíblicos legítimos, como gênero e nacionalidade. As Escrituras ensinam que nascemos em relacionamentos de obrigação mútua, como filhos, filhas, pais e mães, independentemente de nossas escolhas pessoais. Insistir, “Eu não sou americano porque minha identidade está em Cristo” ignora as linhas de fronteira da geografia e do tempo que Deus nos reservou (Atos 17:26) e chama de bom (Sl 16:6). Dizer, “Eu sou uma dona de casa, mas me identifico como uma escritora e pensadora criativa” minimiza a legitimidade da maternidade como uma vocação divinamente sancionada (Gn 3:20; Tito 2:4–5).

Se a identidade é escolhida, que lugar há para qualquer outra obrigação além de ser fiel a si mesmo? Em contraste, a Escritura ensina que estamos inseridos em relacionamentos dados de obrigação mútua para fielmente administrar e abraçar.

Pregando um evangelho terapêutico
O uso moderno da identidade como dignidade nos catequiza para buscar reconhecimento e ver o senso de valor do eu como o objetivo principal que vale a pena perseguir. Como Carl Trueman explica em seu livro The Rise and Triumph of the Modern Self, “A questão da identidade no mundo moderno é uma questão de dignidade.” [15]

Mas em vez de começar com a glória e a santidade de Deus, o “evangelho terapêutico” contemporâneo frequentemente faz de Deus um servo do senso de bem-estar do homem e da expiação de Cristo principalmente uma declaração do valor e da beleza do homem.

Este é um dos perigos do testemunho batismal que diz: “Eu costumava encontrar minha identidade nos esportes”, mas agora encontro minha identidade em Cristo. Para ouvidos modernos, não há nada escandaloso, questionável ou surpreendente sobre tal narrativa pessoal. Ela se encaixa no molde moderno da vida como uma busca por realização pessoal e autodescoberta, e é mais provável que ganhe o elogio condescendente, “Bom para você!” Isso leva direto ao terceiro perigo.

Subjetivando a fé como sentimento em vez de realidade objetiva

Dizer que “agora encontro minha identidade em Cristo” cai na armadilha de reduzir a moralidade a sentimentos e emoções. Seguindo Alasdair McIntyre, Trueman discute como “o emotivismo apresenta preferências como se fossem reivindicações de verdade”. [16] Mas a Bíblia sempre fala sobre nossa posição (para usar um termo teológico) em termos objetivos em vez de subjetivos. Quando Paulo quer enfatizar quem são os coríntios, ele lhes diz: “vocês não são de vocês mesmos” (1 Coríntios 6:19). E porque a realidade é dada ou atribuída, ela coloca obrigações sobre nós: “vocês foram comprados por um preço; então glorifiquem a Deus em seu corpo” (v. 20).

Se a identidade carrega consigo tanta bagagem, que linguagem deveríamos usar em vez disso? Aqui estão quatro sugestões.

Antídotos e Alternativas

Recupere a doutrina da União com Cristo

Kevin DeYoung resume utilmente a união com Cristo como solidariedade (os crentes estão em Cristo enquanto antes estavam em Adão), transformação (somos santificados pelo Espírito Santo) e comunhão (enquanto permanecemos em Cristo). [17] Falar sobre “união com Cristo” em vez de “identidade em Cristo” tem várias vantagens. Primeiro, é bíblico. Romanos 6:5 diz que assim como “fomos unidos a ele” em sua morte, assim seremos unidos a ele em sua ressurreição. Efésios 5:32 ensina que Cristo e sua igreja são unidos por uma união mística de uma só carne, da qual o casamento é um sinal. Na verdade, o Novo Testamento fala sobre estarmos “em Cristo” mais de 160 vezes.

Segundo, ele foi testado histórica e teologicamente ao longo dos séculos. Este gráfico do Google Ngrams mostra a longa história de falar de “união com Cristo” ao longo dos últimos cinco séculos, especialmente durante os pontos altos da ortodoxia protestante confessional.

Gráfico 5: Prevalência da União com Cristo na Literatura Publicada, 1500–2000

Recuperar a doutrina da união com Cristo significa primeiro ensinar que todas as pessoas, independentemente de idade, gênero ou país de origem, são mais basicamente definidas por estar em Adão: herdando sua corrupção e culpa, que ratificamos voluntariamente por nossa própria desobediência. O que distingue os cristãos, mais fundamentalmente, dos outros é nosso estar em Cristo.

Gráfico 6: Identidade em Cristo vs. União com Cristo na Literatura Publicada, 1900–2000

Infelizmente, nos últimos anos, o Google Ngrams mostra que “identidade em Cristo” ultrapassou “união com Cristo” na publicação em inglês pela primeira vez na história. Vamos trabalhar por uma reversão.

Reconheça a identidade como idolatria

Simplificando, a busca moderna por identidade (disfarçada de dignidade, valor ou reconhecimento) é idólatra. E o ídolo por trás da identidade é o “eu”. Eu quero ser reconhecido; eu quero me sentir digno; eu quero ser tratado com dignidade. Mas como todos os deuses falsificados, este também não satisfaz. Quantas curtidas são suficientes? Quanto reconhecimento é preciso para satisfazer? O eu precisa desesperadamente ser desmascarado para o ídolo que é.

Pregue uma Teologia do Grande Deus

Deus, não o eu, precisa ter o centro do palco em nossos corações, nossas igrejas e nossos sermões. A pregação rica, centrada em Cristo e expositiva desloca o eu impostor e o substitui pelo Deus verdadeiro que se senta nos céus e faz tudo o que lhe agrada (Sl. 115:3).

Uma teologia do Grande Deus começa com a distinção Criador-Criatura e força o eu a considerar os direitos absolutos do criador sobre sua criação. A questão não é mais “Quem eu quero ser e como posso ser realizado”, mas quem é Deus e o que devo a ele?

Recupere a doutrina reformada de “vocação”

A Reforma Protestante recuperou a doutrina de “vocação” ou “chamado” como aplicável a todas as pessoas, em todos os aspectos de suas vidas, e não apenas ao clero. Para os protestantes reformados, cada área da vida é a cota soberana de uma Providência gentil e benevolente, e, portanto, deve ser administrada fielmente, com gratidão e alegria.

Em Um Tratado das Vocações , William Perkins (1558–1602) passa todo o tratado expondo e aplicando 1 Coríntios 7:20: “Que cada um permaneça na vocação em que foi chamado.” “Uma vocação ou chamado”, ele escreve, “é um certo tipo de vida, ordenado e imposto a muitos por Deus para o bem comum.” [18] Perkins explica que “cada pessoa, de qualquer grau, estado, sexo ou condição, sem exceção, deve ter algum chamado pessoal e particular para seguir.” [19] Como cristãos, eles devem mostrar-se cristãos em seu chamado particular, seja como pai ou mãe, magistrado ou servo. [20] De fato, “cada homem deve julgar que aquele chamado particular, no qual Deus o colocou, é o melhor de todos os chamados para ele.” [21]

Recuperar a doutrina da vocação subsume toda a vida sob a sabedoria providencial de Deus. Em vez de invejar as circunstâncias de outras pessoas ou tentar relativizar o sucesso dos outros, uma doutrina da vocação ensina contentamento e gratidão. Em vez de ficar indo e voltando da idolatria do trabalho ou sendo ocioso em nosso trabalho, uma doutrina da vocação ensina fidelidade e diligência. Em vez de cair na política de identidade, uma doutrina da vocação nos ensina a conceber nossas circunstâncias de vida, não por trás de um “véu de ignorância” rawlsiano onde o acaso aloca desigualdades ao longo de linhas interseccionais a serem compensadas por políticas sociais, mas como a administração temporária dada pela mão soberana de Deus. [22]

Conclusão

Em seu ensaio “Sobre a leitura de livros antigos”, CS Lewis diz que a postura cristã em relação a uma nova ideia deve ser de cautela porque ela ainda está “em julgamento”. Ou seja, “ela tem que ser testada contra o grande corpo do pensamento cristão ao longo dos tempos, e todas as suas implicações ocultas (frequentemente insuspeitas pelo próprio autor) têm que ser trazidas à luz”. [23] A linguagem importa, e quando esquecemos esse fato, o erro sutilmente se insinua e desloca a verdade de maneiras que menos esperamos, com implicações que não reconheceremos antes que seja tarde demais. Com isso em mente, deveríamos pelo menos ser mais cautelosos ao falar de “identidade em Cristo”, ou melhor ainda, perder a linguagem completamente.

por Caleb Morell

Notas:

[1] “Quando nos chamamos cristãos, proclamamos ao mundo que tudo sobre nós, incluindo a nossa própria identidade, é encontrado em Jesus Cristo porque negamos a nós mesmos para segui-lo e obedecê-lo” (John F. MacArthur, Slave: The Hidden Truth About Your Identity in Christ (Thomas Nelson, 2010), 11).

[2] Driscoll escreve: “Como nos vemos é nossa identidade. Nossa cultura fala sobre identidade como autoimagem ou autoestima. Como pais e pastor, acredito que conhecer corretamente a verdadeira identidade de alguém é a única coisa que muda tudo” (2). E novamente, “Subjacente às nossas lutas na vida está a questão da nossa identidade” (2).

[3] TD Jakes, Identidade: Descubra quem você é e viva uma vida com propósito (Destiny Image Publishers, 2015).

[4] Lauren Daigle, “Você diz” (2018), Centricity Music.

[5] Os resultados da pesquisa são retirados do Google NGrams ( http://books.google.com/ngrams ), que rastreia a frequência dos termos de pesquisa em uma vasta gama de materiais publicados ao longo do tempo.

[6] O uso latino de “identitatem en Christo”, onde identiatem do latim idem (“o mesmo”) se refere a “semelhança”, até onde posso perceber, é limitado a discussões cristológicas da união hipostática.

[7] O eixo y mostra a porcentagem de termos contidos na amostra de livros do Google que contêm a consulta de pesquisa.

[8] Para um ensaio brilhante sobre esta mesma questão, ver Philip Gleason, “Identifying Identity: A Semantic History”, The Journal of American History 69, n.º 4 (1983): 910–31.

[9] Para seus ensaios, escritos entre 1951 e 1967, veja Erik H. Erikson, Identity: Youth and Crisis (WW Norton & Company, 1968).

[10] Veja Diana Fuss, Essentially Speaking: Feminism, Nature & Difference (Routledge, 1989), 97. “‘[I]dentity politics,’ [é] uma frase com notavelmente ampla aceitação nas comunidades gay e lésbica. No uso comum, o termo identity politics se refere à tendência de basear a política de alguém em um senso de identidade pessoal — como gay, como judeu, como negro, como mulher… A política de identidade foi adotada por ativistas gays como uma espécie de grito de guerra para estimular a conscientização pessoal e a ação política.”

[11] Thomas Merton faz referência à “identidade em Cristo” nos seus livros No Man is an Island (1955) e Love and Living : “É um acto de penitência… que leva ao abandono da nossa antiga compreensão de nós mesmos, da nossa relação com Deus e com o mundo, e à descoberta da nossa nova identidade em Cristo.” ( Love and Living (Macmillan, 1979), 230)

[12] Já em 1965–1966, em seus sermões sobre Gálatas em All Souls Langham Place, John Stott estava usando a linguagem de “identidade em Cristo” para descrever a mudança cósmica que acontece por meio da conversão: “[A conversão] me permite responder à mais básica de todas as perguntas humanas: ‘Quem sou eu?’ e dizer: ’Em Cristo, sou um filho de Deus. Em Cristo, estou unido a todas as pessoas redimidas de Deus, passadas, presentes e futuras. Em Cristo, descubro minha identidade. Em Cristo, encontro meus pés. Em Cristo, volto para casa.’” John Stott, The Message of Galatians (InterVarsity Press, 2021), 76.

[13] William T. Kirwan, Conceitos bíblicos para aconselhamento cristão: um caso para integrar psicologia e teologia (Baker Books, 1984).

[14] Nathaniel Branden, A psicologia da autoestima (Tarcher, 1969).

[15] Carl R. Trueman, A ascensão e o triunfo do eu moderno (Wheaton, IL: Crossway, 2020), 69.

[16] Trueman, Ascensão e Triunfo , 85.

[17] Kevin DeYoung, O buraco na nossa santidade (Wheaton, IL: Crossway, 2012), 96.

[18] William Perkins, Um Tratado das Vocações (Londres: John Haviland, 1631), 750.

[19] Perkins, 755.

[20] Perkins, 756. “Não é suficiente para um homem na Congregação, e na conversação comum, ser um cristão, mas em sua vocação pessoal, ele deve mostrar-se como tal.”

[21] Perkins, 756.

[22] Perkins refuta a chamada “opinião pagã dos homens; que pensam que a condição e o estado particulares do homem nesta vida vêm por acaso: ou pela mera vontade e prazer do próprio homem” (750).

[23] CS Lewis , “Sobre a leitura de livros antigos” em Santo Atanásio, Sobre a Encarnação: O Tratado De Incarnatione Verbi Dei (St Vladimir’s Seminary Press, 1996), 4.

--

--